Se você é um profissional em criar sites ou se você está procurando mais informações para o site de sua empresa, este texto é para você.
Parece incrível que, em meados de 2020, o conceito de UX ainda não seja entendido.
É verdade que se poderia dizer que é uma disciplina que apenas começou a dar seus primeiros passos, e é por isso que nosso papel é educar nossos clientes, colegas e várias partes interessadas para entender o que é a experiência do usuário e seus benefícios .
Mas o mais importante é que eles percebam todas as vantagens interessantes para seu trabalho e negócios.
É claro que o UX serve para simplificar as coisas, trata-se de ajudar o usuário a navegar facilmente no site e acompanhá-lo no processo para atingir o objetivo pelo qual visitou o site.
Significa tornar as informações mais claras, explicar os processos, esclarecer as condições e facilitar a escolha entre as diferentes opções.
Mas não vamos subir, sim, é uma causa muito nobre, mas no final é um meio para um fim: aumentar as vendas . Digamos que, através do nosso trabalho, facilitamos o alcance dos objetivos dos usuários.
Pode estar recuperando informações, enviando uma inscrição ou comprando um produto. Basicamente, aprimoramos sua experiência para atingir seu objetivo. Simplicidade é um ótimo valor.
A economia da experiência do usuário
No livro ” A economia da experiência “, a experiência do usuário é definida como um serviço abrangente com um produto central que a suporta. Essa experiência do usuário tem uma parte emocional e uma parte física .
Por exemplo, em uma página da web, a parte física seria o que você deseja comprar e isso tem um preço e características específicos. Por outro lado, a parte emocional é tudo o resto.
É a web, o fluxo, a comunicação, a velocidade de carregamento, a estrutura da informação, a qualidade das imagens, etc. Também pode haver ferramentas de suporte para ajudar os usuários a decidir, comparar, configurar e interagir.
Hoje, a diferenciação de produtos dentro de um mesmo segmento pode ser mínima, por isso, embora a parte física do produto seja o que é, o que realmente condiciona a experiência e as vendas é a parte emocional , aquela que fará o visitante tornar-se consumidor. É o ponto em que as empresas podem fazer a diferença em relação a seus concorrentes.
No entanto, isso é apenas parte da jornada. No final, todos esses elementos compõem a experiência. É por isso que o campo UX é tão amplo. Todos esses elementos são vitais para o primeiro “sim” dos usuários / clientes. E esse “sim” significa Vendas.

Superpoderes de UX e algumas estatísticas úteis
Vamos dar um exemplo do poder que o UX tem . Pense no site do Airbnb por um segundo. Você pode definir a faixa de preço que deseja gastar, se for com crianças, que tipo de conforto você deseja que a casa tenha, que tipo de viagem você fará e até que tipo de casas procura e tudo isso antes de começar a ver as opções.
Além disso, ao pesquisar, você pode ver no mapa onde a acomodação está localizada e até salvar suas opções favoritas em pastas para decidir mais tarde … Você pode até enviá-lo a outras pessoas para ajudá-lo a decidir. E tudo isso por quê? Bem, porque alguém (um web designer de UX) se certificou de que a Web é fácil e acessível e levou em consideração as necessidades dos consumidores para adaptá-las a eles.
Quanto você acha que a organização da web influenciará sua decisão? Bem, estou lhe dizendo MUITO. Além disso, o Airbnb atribui que o UX os levou de quase um fracasso ao valor de US $ 10 milhões.
No entanto, se o exemplo anterior não o convenceu, os dados podem. Aqui estão algumas ótimas estatísticas de experiência do usuário que comprovam a importância do UX :
- O 80% de todos os utilizadores da Internet têm uma smartphones .
- O 75% de todo o tráfego website passa por Google .
- O 53% dos usuários de celular deixar o site depois de 3 segundos .
- O 52% dos usuários dizem que a razão principal pela qual não voltar a um website é a estética .
- O 90% dos usuários pararam de usar um aplicativo por causa de seu mau desempenho .
- Apenas 1% dos usuários dizem que as lojas de comércio eletrônico / on-line atendem às suas expectativas .
Não existe uma definição única que defina se uma estratégia é boa ou ruim ao projetar a experiência do usuário. Dito isto, o design de UX geralmente indica prazer, eficiência e diversão . Portanto, é importante levar em consideração os 6 elementos mais importantes ao criar o UX :
- Design – a paleta de cores, imagens e / ou plano de fundo do vídeo.
- Estrutura da informação – a organização do conteúdo dentro do site.
- Usabilidade – a eficiência do seu site é de extrema importância.
- Design da interface – planeje bem suas páginas e o comportamento da interface.
- Hierarquia de páginas – garanta a consistência entre suas páginas.
- Pesquisa de comportamento do usuário – descubra como atrair usuários e conquistar sua confiança.
Todas essas áreas aparentemente diferentes são as coisas que os usuários verão e avaliarão: como foi a experiência de procurar e solicitar um orçamento gratuito / ebook / demonstração? E essa é a chave. UX não é apenas sobre cores e imagens agradáveis. É sobre a experiência geral do usuário , o sentimento total.
Usuários e clientes receberão a primeira impressão de uma empresa, um negócio e um produto de acordo com a experiência do usuário que possuem . Se for bom, eles acharão que a empresa que fornece esse produto ou serviço também é séria e profissional.
Se você tiver boas ferramentas que ajudem sua decisão, elas pensarão que seus produtos foram realmente projetados de acordo com suas necessidades.
Por outro lado, se a experiência do usuário for frustrante, chata, agressiva, … os usuários criarão uma imagem negativa da empresa. A experiência do usuário cria a primeira impressão e isso pode influenciar fortemente a conversão e, portanto, os KPIs de vendas.
Conclusão
Sejamos honestos, as estatísticas não mentem e com o avanço da tecnologia isso apenas começou. O web design , a interface e tudo o que engloba a experiência do usuário são essenciais para qualquer empresa, independentemente de seus objetivos.
Uma boa arquitetura de informações e uma organização e apresentação eficientes do produto influenciam bastante as vendas.