Avançar para o conteúdo

Qual é a importância do linkbuilding?

Você gostaria de saber qual a importância do linkbuilding em uma boa estratégia de otimização de sites?

Este artigo irá te mostrar exatamente qual é a importância do linkbuilding para o sucesso de um negócio digital. 

Antes de falar sobre linkbuilding, é preciso falar sobre SEO (Search Engine Optimization ou  otimização para mecanismo de busca).

Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas nos sites com objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica.

Estima-se que há mais de 200 fatores de ranqueamentos exigidos pelo Google (e demais sistemas de busca). Sem dúvida, o principal entre os fatores é o linkbuilding.

Portanto, o link building é fundamental para que um site ganhe maior relevância e autoridade aos olhos dos buscadores. 

O que é link building?

Na prática, link building é um processo de aquisição de links de outros sites para o seu próprio.

O seu objetivo é fazer com que os sites consigam ter autoridade nos resultados de busca por meio da construção de links externos.

Na prática, os mecanismos de busca entendem os links obtidos de outros sites como voto de confiança.

Assim, automaticamente, o algoritmo faz com que seu conteúdo alcance novas posições nos resultados de busca.

Entretanto, para que essa estratégia funcione é necessário que os links apontados sejam de sites confiáveis, relevantes e do mesmo segmento.

Isso porque o Google consegue identificar os links adequados para o seu site levando em consideração o tempo, o conteúdo e a forma que o link foi indicado.

Quanto mais links o seu site receber melhor será para o seu posicionamento, pois ele se tornará uma autoridade entre os sites do mesmo segmento.

Apesar disso, o linkbuilding é um das estratégias mais trabalhosas do SEO, mas é uma ferramenta poderosa para alcançar as melhores posições nos buscadores.

Aproveite e veja também nosso artigo: Dicas simples para deixar seu site otimizado para sistemas de busca.

Qual é a importância do linkbuilding para os sites?

O linkbuilding faz parte das estratégias off page do SEO e ele é importante para todos os sites por diversos motivos.

Ganho de autoridade em sistemas de busca

Links apontados para seu site ajudam a ganhar autoridade e maior relevância para sistemas de busca. 

Portanto, com linkbuilding é possível melhorar as posições nos resultados de busca.

Por conta disso, a tendência é que você receba cada vez mais tráfego orgânico de sistemas de busca.

Possibilidade de aumento de tráfego

Além do aumento de tráfego que você terá em sistemas de buscas, você também poderá ter um aumento expressivo de tráfego vindo do sites que estão te indicando.

Fatores influenciam na qualidade do link building

A qualidade do link recebido é fundamental para o Google e demais buscadores. Nesse sentido, os fatores determinantes são:

Qualidade do conteúdo

É importante que o conteúdo do site que apontou o link para o seu site seja de qualidade, além de ter relação clara com a página de destino.

Portanto, dentro de sua estratégia de linkbuilding, considere ter links em sites do mesmo segmento.

Tempo do domínio

Quanto mais velho o domínio indicando o seu site melhor. Quando um site antigo e relevante aponta um link para outro site o Google entende que o outro site tem confiança no seu conteúdo.

Links internos e externos

Você deve fazer linkagem para páginas internas e também para sites de terceiros dentro do seu site.

Como fazer linkbuilding corretamente?

Para utilizar essa estratégia corretamente, você deve primeiramente traçar os objetivos e planejar seu conteúdo, antes mesmo de pensar em conquistar muitos links para o seu site.

É preciso levar em consideração os conteúdos que geram valor para as pessoas como: listas, infográficos, guias e entre outros tipos que possam ser úteis para os usuários.

Nesse sentido, um dos pilares é o Marketing de conteúdo, que consiste basicamente em produzir conteúdo de valor para as pessoas.

Dependendo do valor que as pessoas encontrarem em seu conteúdo, seus artigos serão linkado por outros blogs de nicho por membros da sua comunidade. 

No entanto, não é possível depender apenas de referência orgânica. É preciso trabalhar ativamente dentro das estratégias de linkbuilding.

Além disso, o Guest Post é outra estratégia que deve ser utilizada para a construção de link building. Através dessa estratégia, é possível criar excelentes links para seu site. 

Você cria conteúdo para ser publicado em outro site e em troca você ganha um link apontando para o seu.

Essa estratégia permite que a audiência de determinado site relevante possa visitar o seu site.

Por isso, buscar parceiros para fazer link building é fundamental. Lembre-se que a conquista do link não depende apenas de você, mas também de terceiros que serão responsáveis por publicar os artigos e adicionar link para a sua página.

Conclusão

Agora que você já conhece a importância do linkbuilding para os sites, não deixe de aplicar em seus ativos digitais.

Como você leu neste artigo, o coração de uma boa estratégia de link building está em criar bons relacionamentos com donos de sites e criar um excelente conteúdo. 

Portanto, busque sites parceiros de confiança para gerar links para seu site. Trabalhe ativamente na criação de conteúdo espetacular para sua audiência.

Desta forma, você conseguirá alcançar maior tráfego orgânico e por consequência, maior retorno financeiro para seu negócio.

Além da importância do linkbuilding para SEO, é preciso também combinar outras estratégias de otimização de sites, como geração de conteúdo próprio e SEO On Page.

Ter um site bem otimizado é fundamental para garantir que ele consiga atingir os objetivos através do tráfego orgânico.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *