Para o jovem conseguir ingressar no mercado de trabalho é muito mais complicado do que para a população adulta, pois a falta de experiência e a imaturidade na questão idade, não passa segurança ao empregador. Afinal, é difícil não associar à palavra “jovem” a falta de comprometimento, principalmente quando está relacionada ao setor profissional.
Porém, sabemos que isso não é verdade, existem muitos jovens comprometidos em conseguir um futuro promissor e ascensão na carreira profissional. Por meio deste artigo, vamos conhecer as melhores opções para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Vamos a nossa leitura, então?
Trabalho Voluntário
Uma boa dica é: Comunique-se! Interaja com a sociedade de uma forma geral, faça parte de grupos onde você possa expor suas opiniões e ser participativo, faça networking, contatos, parcerias e participe de grupos e redes com interesses afins.
É importante estar em evidência sendo proativo, procure sempre estar interessado em aprender, muitos profissionais começaram suas carreiras, sendo apenas solícito e observador.
Procure associações de moradores, associações religiosas ou ONGS que auxiliam com aulas de reforços, cursinhos preparatórios, cortes de cabelo, pequenos reparos, mutirões de obras, etc.Esses tipos de Associações fazem diversos tipos de trabalhos voluntários.
Procure auxiliar no que você se sinta mais familiarizado em praticar, sua dedicação pode interessar algum voluntário que seja um comerciante, um Advogado ou qualquer outro tipo de profissional que possa lhe oferecer uma oportunidade em sua empresa.
Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz é uma das melhores maneiras para o jovem ingressar no mercado de trabalho, por ser um Programa do Governo Federal, é garantido ao aprendiz o direito Trabalhista, tais como salário, 13°, FGTS, Contrato de Trabalho etc. Além de contar com um curso de capacitação, dependendo de sua interação na empresa, poderá no final do Programa, ser efetivado como funcionário.
O candidato pode se inscrever diretamente em algumas empresas que disponibilizam vagas jovem aprendiz.
É necessário estar dentro das qualificações exigidas pelo Programa e ter entre 14 a 24 anos para se candidatar as vagas jovem aprendiz.
Invista em sua capacitação e conhecimento geral
Faça cursos de idiomas, de programas de internet, de informática e todo tipo de conhecimento relevante a sua escolha profissional.
Se tiver tempo ainda disponível, faça também cursos online, treine sua redação e seus conhecimentos teóricos.
Escrever corretamente é um trunfo que infelizmente, muitos já formados no Ensino Médio ainda não aprenderam, se destaque nos pequenos detalhes que passam despercebidos aos outros candidatos.
Seja para a vaga jovem aprendiz ou qualquer outra oportunidade de emprego, esteja sempre informado sobre o que está acontecendo no mundo e no meio econômico e político, afinal, ser um candidato bem informado demonstra que você está apto em absorver qualquer conteúdo e não é nenhum jovem alienado do mundo atual.
Tecnologia
Independente da área em que você pretenda atuar, com certeza, o uso da tecnologia será necessário, por isso, aproveite desses conhecimentos práticos adquiridos nessa geração virtual para aprimorar seus conhecimentos nesse setor. Hoje tudo gira através das redes.
A internet estreitou as fronteiras entre todos os países do mundo, mercados financeiros estão em contato no exato momento dos acontecimentos. Não existe mais tempo para esperar nada, tudo está acontecendo e se transformando a cada minuto.
Se o jovem tiver pleno domínio nessa área de conhecimento, com certeza, estará sempre um passo a frente aos outros candidatos.
Estágios
Outro meio importante de ingressar no mercado de trabalho é através de Estágios.
Seja em que área for a sua atuação, trate de fazer seu estágio como se fosse realmente seu trabalho formal, se dedique ao máximo, mantenha sempre uma postura profissional e relevante ao cargo.
Caso não seja obrigatório o uso de uniformes, se vista adequadamente, esteja sempre limpo e asseado, evite exageros ou descasos com sua aparência e postura.
Procure tratar todos com educação e respeito, faça a sua presença necessária na sua função.
Muitas empresas acabam por efetivar alguns estagiários, pois valorizam o comprometimento destes com a função exercida.
Tenha em mãos um bom currículo e na mente muita persistência
É preciso ter um currículo bem elaborado e interessante, procure destacar nele seus pontos fortes e conhecimentos adquiridos, para suprir a inexistência de experiências anteriores, por isso, é muito importante a sua qualificação educacional e extracurricular.
Não se deixe abater pela primeira oportunidade negada, esteja ciente que o mercado de trabalho está complicado para todas as faixas etárias, porém, para quem não tem experiência anterior é ainda mais estreito o acesso.
É necessário ter muita persistência e muita dedicação em busca de uma oportunidade. Seja sempre autoconfiante e não perca o foco!
Considerações Finais
Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos sinceramente ter ajudado você nessa nova e intensa etapa da vida.
A falta de experiência e a busca de um voto de confiança para demonstrar todo o potencial que se tem para oferecer são muitas vezes angustiantes.
É importante, por isso, ter o conhecimento de alguns caminhos que possam te ajudar nessa busca, como por exemplo, alguns mencionados nesta leitura:vagas jovem aprendiz, estágios e trabalhos voluntários.
Assim, como a importância de manter boas redes de contatos! Sem esquecer, é claro, de buscar estar sempre bem capacitado e informado.
A equipe do nosso site, deseja a todos uma boa sorte!