É comum que os consumidores brasileiros não saibam qual opção de pagamento usar com o cartão de crédito, sendo assim, é quase um dilema: débito ou crédito?
Desta maneira, é essencial entender exatamente quais as diferenças entre ambos, pois assim você saberá avaliar melhor em qual situação é recomendado usar o crédito e quando utilizar o débito.
Faz-se necessário entender que tanto o pagamento com crédito, como o pagamento com débito possuem pontos negativos e também pontos positivos, portanto, é necessário analisar cada situação.
Ficou interessado no assunto? Então confira este artigo que nosso blog preparou para você e conheça melhor as diferenças entre a função crédito e debito do seu cartão de crédito!
Boa leitura!
Cartão de crédito ou cartão de débito: entendendo as principais diferenças
É essencial saber diferenciar a função crédito e a função débito para que o consumidor possa entender qual a melhor opção ao realizar as suas compras. Confira!
O cartão de débito
O débito é aquele dinheiro que funciona praticamente como se fosse um dinheiro de plástico.
Isso significa que quando uma pessoa realiza uma compra, o dinheiro será imediatamente descontado da sua conta bancária, sendo assim, é necessário que o consumidor tenha dinheiro em conta.
No momento em que esse saldo acaba, as transações de débito também não poderão ser autorizadas, porém, quando o usuário tem cheque especial, isso se torna uma possibilidade.
Só tome cuidado ao usar esse crédito disponível, e tenha certeza que terá como pagar o cheque especial utilizado no próximo mês.
Com essa função de compra, o consumidor não poderá parcelar nada da sua compra.
O cartão de crédito
Por outro lado, o cartão de crédito pode ser categorizado como um empréstimo automático, ou seja, um compre agora e pague depois.
Ou seja, você faz a sua compra e paga no momento em que a fatura chegar.
É por isso que as instituições bancárias levam bastante a sério a disponibilidade de crédito para consumidores.
Pense então que quando a pessoa está precisando realizar uma compra, mas ela se encontra sem a quantidade de dinheiro necessário, ela poderá realizar a compra desse produto usando o seu cartão de crédito.
Sendo assim, o consumidor pode fazer a compra em várias parcelas e também realizar o pagamento apenas no próximo mês e até mesmo apenas quando a fatura vencer.
Conclusão
Seja cartão de crédito, seja cartão de débito, o importante é organizar como os gastos serão realizados, já que qualquer tipo de compra poderá gerar problemas para o consumidor.
Gostou desse artigo? Para mais dicas financeiras acesse o site bonsinvestimentos.com.br.