Qual a importância dos seguros no planejamento financeiro?
Mais do que construir um bom patrimônio para você e sua família, é importante protegê-lo, concorda? Afinal, estamos expostos a diversas situações durante as etapas da vida que podem prejudicar anos de um planejamento financeiro.
Além de te proteger, o seguro de vida visa assegurar financeiramente suas metas, família e planos futuros. Ser positivo e pensar que tudo dará certo é muito bom para nos motivar e dar mais força para correr atrás do que queremos.
Mas entender que situações ruins podem acontecer é fundamental para estar preparado (a) caso algo do tipo aconteça e diminuir os impactos negativos em você e nas pessoas que mais ama – tanto financeiramente quanto psicologicamente.
Isso porque, alguns imprevistos podem mudar a qualidade de vida e abalar a estabilidade financeira e emocional das pessoas, tudo isso de uma hora para outra.
Ter um seguro é fundamental em diversas áreas da vida, incluindo, para proteger o patrimônio da família, apesar de possíveis adversidades aconteçam. Então, apesar de muitos deixarem de lado, esses recursos são extremamente importantes dentro de um bom planejamento financeiro.
Por isso, explicaremos a seguir a importância dos seguros para uma vida financeira mais tranquila, próspera e para não passar por apertos em nenhuma fase da vida. Ainda abordaremos o que de fato é planejamento financeiro e como fazê-lo, acompanhe!
O que é planejamento financeiro?
Planejamento financeiro é o processo de organização das finanças das pessoas, traçando metas, objetivos a longo, médio e curto prazo e as estratégias necessárias para alcançá-los.
A partir do diagnóstico da situação atual do indivíduo, o próximo passo desta organização é entender o que deve ser feito para melhorar sua qualidade de vida e de seus familiares e, ao mesmo tempo, planejar um futuro próspero e tranquilo em relação ao dinheiro.
Ou seja, com esse planejamento é possível não passar mais por apertos, proteger as pessoas que ama financeiramente e realizar aqueles desejos que tanto quer, mas pensa “nunca vou ter condições para isso”.
Um bom planejamento financeiro conta com controle de gastos e renda, investimentos, independente do tipo que for, organização e seguros. Sendo o último uma surpresa para muitos que não entendem a proteção como algo necessário neste tipo de planejamento.
Por que fazer um planejamento deste? É claro que seus objetivos a curto, médio e longo prazo podem ser diferentes dos que citamos, mas com certeza, sua qualidade de vida e das pessoas que ama é uma prioridade para você.
Somente através de um bom planejamento financeiro, é possível colocar em prática uma estratégia relacionada ao dinheiro para aumentar seu patrimônio durante os anos, garantindo assim, mais tranquilidade e manutenção de uma vida qualificada durante todos os anos seguintes – até mesmo se aposentar quando quiser sem precisar do governo.
A importância do seguro para prosperar financeiramente
Existem diversos tipos de seguros e de forma geral, todos são importantes para manter um bom planejamento. Por exemplo, se tem um carro e algum acidente acontecer com ele, terá que dispor de uma quantia para consertá-lo.
Para não retirar esse dinheiro do patrimônio, o seguro é uma ótima opção para arrumá-lo usando uma quantia destinada a outras prioridades. Quando falamos em seguro, o primeiro que vem na cabeça é o de vida, concorda?
Então para entender melhor, vamos detalhar essa importância usando como exemplo o seguro de vida. Porque dentre tantas soluções financeiras, esta é uma das principais dentro do planejamento.
Seja para iniciantes ou pessoas que já têm um bom patrimônio construído, este recurso é muito importante. Tendo em vista que o seguro de vida cobra invalidez, morte ou doença grave, situações complicadas que podem desestabilizar emocionalmente e financeiramente a vida das pessoas.
Afinal, a não ser uma fatalidade, invalidez ou doenças complicadas podem impossibilitar que continue trabalhando ao mesmo tempo que os gastos com tratamentos e medicamentos aumentam.
Ou seja, nestes momentos difíceis, muitos optam por usar o patrimônio conquistado ao longo dos anos para conseguir se sustentar, o que está longe de ser o ideal.
Claramente, não desejamos nenhum mal às pessoas, mas essas condições podem acontecer com qualquer um e prevenir é melhor que remediar.
Como o seguro de vida ajuda nessas situações? Simples! Ao contratar um, é possível fazer investimentos e aumentar seu patrimônio, sabendo que este será destinado ao seu objetivo final, independente do que acontecerá nas próximas etapas da vida.
Caso algo ruim aconteça, o seguro de vida dá acesso imediato à uma indenização para você e sua família. Ou seja, terá recursos disponíveis para lidar com custos extras com saúde ou fatalidades e não precisará mexer na quantia que tanto lutou para conquistar.