Os resultados de uma empresa, seja ela pequena ou grande, muitas vezes estão relacionados com a capacidade de sua gestão.
A gestão financeira é uma das mais importantes dentro de qualquer negócio, pois como o velho ditado diz que tempo é dinheiro e saber fazer uma gestão de dinheiro significa poupar tempo da empresa de lidar com situações negativas ao invés de focar em outros objetivos. Portanto, a gestão de compras pode entrar no meio da gestão financeira como um aliado para permitir melhores resultados.
Os resultados da empresa são medidos dependendo de sua categoria. O quanto uma empresa de sapatos vendeu no mês, o quanto uma empresa que fabrica roupas produziu na semana e todas outras estatísticas possíveis. O dinheiro está envolvido em cada uma delas, sem uma ajuda monetária, a maioria das ações de uma empresa se tornam impossíveis de fazer. Por isso, é necessário que haja um controle rigoroso das compras e vendas da empresa.
Enquanto as vendas são resultados diretos, as compras são itens obtidos através dos resultados das vendas. Enquanto é sempre ótimo adicionar novos itens na empresa, é preciso manter em mente a quantidade de dinheiro disponível para investimento, além da funcionalidade do objeto que está sendo comprado.
Algo muito comum em pequenas empresas, em especial aquelas comandadas por famílias, é possível ver um descontrole nas compras e nos gastos gerais da empresa além da confusão entre o dinheiro pessoal e o dinheiro de seu negócio.
Por isso, ter uma boa gestão de compras dentro de qualquer empresa se torna completamente essencial para evitar situações horríveis. Mas o que seria a gestão de compras em si? É uma ótima opção saber mais sobre o assunto e implementá-la em qualquer empresa.
O que é a gestão de compras?
Esse é um dos pontos que merecem mais atenção na gestão de uma empresa e, se possível, necessita de profissionais capacitados do mercado financeiro para lidar com as compras do negócio.
A gestão de compras busca sempre visar o custo benefício para a empresa, portanto ela analisa a quantidade de produtos em estoque para descobrir o quanto deve ser comprado. Isso também vale para novas matérias primas e novas máquinas, itens na empresa e mais.
Em geral, a gestão de compras é uma forma de manter a empresa gastando apenas aquilo que é necessário e não aquilo que é desejado. Quando um negócio vai bem, não é sinal que os gastos devem aumentar de forma descabida. O controle financeiro é um dos pontos principais de um negócio que realmente funciona e continua dando lucro para todos envolvidos.
Por que aprender sobre gestão de compras?
Aprender a gestão de compras permite que uma empresa continue oferecendo bons resultados, sejam eles financeiros ou para seus consumidores.
A gestão de compras desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Ao garantir a aquisição eficiente de matérias-primas, produtos acabados e serviços, as empresas podem otimizar seus custos operacionais e maximizar seus lucros.
A gestão de compras desempenha um papel estratégico na manutenção de estoques adequados, garantindo que os produtos estejam disponíveis no ponto de venda (PDV) quando os clientes desejarem.
Uma gestão eficaz das compras não apenas reduz os custos, mas também melhora a experiência do cliente, pois evita estoques esgotados e contribui para a satisfação do cliente no momento da compra.
Portanto, o PDV é diretamente impactado pela eficiência da gestão de compras, sendo um aspecto crítico para o sucesso no varejo.
Com produtos e matérias primas de melhor custo benefício, o resultado final recebido pelo consumidor será muito melhor que um produto comprado pensando apenas no custo e não nos benefícios.
Cabe à equipe de gestão de compras determinar esse custo benefício da melhor maneira e, portanto, oferecer algo ótimo para ambos, empresa e consumidor.
Onde aprender sobre gestão de compras?
A gestão de compras pode ser ensinada através de uma variedade de cursos sobre responsabilidade financeira. Um profissional adaptado para a gestão de compras, normalmente, será aquele que possui formação em administração e reconhece a matemática financeira da melhor maneira. Existem cursos preparatórios para quem não possui a possibilidade de contratar um desses profissionais ainda.
Porém vale lembrar que a gestão de compras feita da melhor forma só será ensinada para qualquer um na prática. Existem muitas variáveis na gestão de compras e cada empresa é um caso diferente, portanto cabe ao gestor se adaptar a sua empresa e fazer o melhor trabalho possível.
Como a gestão das compras influencia nos resultados da empresa?
Caso uma empresa investir em itens que não serão comprados ou matéria prima desnecessária, isso significa um gasto que foi feito sem nenhuma razão e um dinheiro que poderia ter sido utilizado para melhorias em outros setores da empresa que necessitam de ajuda ou até mesmo na contratação de um profissional gestor de verdade.
Além disso, se uma empresa gastar de forma descabida, em especial pequenas empresas que vendem qualquer tipo de produtos, desde roupas a até fone de ouvido com bluetooth e não considerar o benefício para ambas empresas e consumidor, é possível que essa entre em falência ou possua dívidas. O controle financeiro é extremamente importante para manter os resultados da empresa no verde.
Um gestor de compras eficiente pode auxiliar a empresa a fazer transações sem medo de ter dívidas ou qualquer situação negativa.
Ter uma boa gestão de compras, portanto, afeta diretamente os números no final do mês que a empresa apresenta. Com uma boa produção e gastos controlados juntamente de uma ótima venda, uma empresa pode evoluir e crescer cada vez mais.