Otimizar as páginas / site pode fazer toda a diferença no sucesso das ações de marketing de sua empresa. É por isso que ultimamente o serviço de consultoria seo se tornou muito procurado por empresas e portais de conteúdo, pois eles podem dar o destaque e fazer com que sua empresa seja encontrada por quem procura pelos seus serviços e produtos.
Neste artigo iremos abordar 5 pontos que se bem executados podem incrementar significativamente sua estratégia de otimização SEO e por consequência os resultados no ranking do Google.
Link Building / Criação backlinks para autoridade
Pense em criar uma estratégia eficaz de criação de links para aumentar a autoridade de domínio do seu site. Obtenha links de outros sites que sejam naturais, sobre o mesmo assunto e com alta autoridade de domínio. Você pode fazer isso com meios gratuitos ou optar por comprar backlinks de sites reais.
Espie os links da sua concorrência (aqueles que estão nas primeiras posições), certifique-se de que o texto âncora dos links que você recebe sejam diferentes e que eles não tenham o atributo rel=”nofollow”.
Lembre-se que o Google dá maior importância aos links localizados no início da página ou artigo (maior impacto visual), do que no final ou, por exemplo, nos comentários.
Outra opção é buscar por uma agência especialista em link building.
Indexação e rastreamento
Verifique de tempos em tempos o status de indexação do seu site e os aspectos mais técnicos com a ajuda do Google Search Console e do Screaming Frog . Detecte e corrija links quebrados (erros 404), bem como redirecionamentos (301 e 302).
Desindexe as páginas que não lhe interessam, como Contato, Política de Privacidade, Aviso Legal, Cookies… Personalize um arquivo robots.txt para seu site e não se esqueça de enviar o mapa do site.
Primeiro celular
Em 2018 a Google implementou o algoritmo “ Mobile First Index ”, dando prioridade à indexação e melhorando o posicionamento de websites adaptados à utilização de dispositivos móveis e tablets.
Não confunda Web design responsivo com First Mobile. A primeira foca em adaptar o design do desktop para mobile, enquanto a segunda consiste em projetar a web primeiro para mobile e depois adaptá-la para a versão desktop.
Velocidade de upload
Otimize a velocidade de carregamento do seu site, pois o Google (e os usuários) levam isso em consideração. Tente carregar a web em menos de 3 segundos.
Comprima e otimize suas imagens, contrate uma boa hospedagem ou melhor ainda um servidor privado. Se você usa o WordPress, tente ter alguns plugins e instale um plugin de cache como o WPRocket .
Para medir a velocidade de carregamento do seu site , recomendo as seguintes ferramentas gratuitas:
- GTmetrix
- Pingdom
- Informações do PageSpeed
- Teste de página da Web
Certificado SSL
O certificado SSL (HTTPS) conta como mais um fator de classificação para o Google. Também garante maior segurança e confiança para os usuários que visitam a página.
Se você tem um ecommerce, considero um fator essencial. Bem, você certamente perderá conversões, pois seus clientes em potencial não confiarão em você para deixar seus dados pessoais e bancários em sua loja online.