Relações Humanas no Trabalho
É importante compreender que as relações humanas no local de trabalho vão muito além de hierarquias e processos. Mesmo quando há descompasso entre a equipe, podem ocorrer episódios de incompreensão, estresse, desmotivação e dificuldade para realizar o trabalho em equipe.
Portanto, a criação de um clima organizacional positivo é essencial. Seja uma atitude individual ou ações da própria empresa no sentido de utilizar o conceito de experiência do funcionário, é importante lembrar que a empresa é formada por pessoas. E que as pessoas precisam de um ambiente de apoio para fazer o melhor e ajudar a empresa a alcançar os resultados desejados.
Relações pessoais e comerciais podem ser usadas para desenvolver boas relações humanas no local de trabalho?
É importante observar que os esforços não podem vir exclusivamente dos funcionários ou da empresa. Vocês dois precisam trabalhar juntos para criar um clima organizacional confortável para todos. Algumas relações que os funcionários podem desenvolver individualmente no ambiente de trabalho são:
- Respeito pelos colegas e superiores, capacidade de lidar com quem pensa diferente;
- Evite a fofoca a todo custo;
- Cooperar, ouvir e ajudar os outros;
- Fornece soluções para problemas de coexistência.
Além disso, os esforços da empresa continuam a se concentrar na criação de um bom ambiente de trabalho para que as relações de seus colaboradores sejam harmoniosas. Uma vez que a estrutura de uma organização reflete amplamente o comportamento de seus funcionários, os valores e a cultura devem ser fortes. Assim, despertando mais comprometimento e seriedade nos colaboradores.
Erros que afetam as relações humanas no trabalho
Não é novidade que relacionamentos humanos harmoniosos têm um impacto significativo nos resultados financeiros de uma organização. A lógica é simples: quanto melhor a interação, maior a motivação, o comprometimento e a produtividade dos profissionais. Assim, em empresas com bom clima organizacional e relações humanas favoráveis, os colaboradores estão mais envolvidos nos processos e mais comprometidos com eles.
Porém, em um ambiente de trabalho onde não existe um bom relacionamento interpessoal, os processos tendem a ser atrasados. Assim, as reuniões de trabalho são temperadas com uma dose de estresse, dificultando a tomada de decisões favoráveis. Aqui estão algumas vistas gerais:
- Falta de empatia: Dificuldade de se colocar no lugar do outro, ficar distante e indiferente às dificuldades e problemas dos outros. Isso significa que não há confiança entre a equipe e torna difícil a ação coletiva.
- Desrespeito: Quando não há motivação para resolver as diferenças, podem ocorrer episódios de desrespeito, causando diversos transtornos para a equipe e empresa.
- Excesso de competitividade: a competitividade pode ser saudável quando estimula a busca por novos conhecimentos e a necessidade de sucesso. No entanto, quando a competição se torna uma neurose por parte de alguns profissionais, ocorre um comportamento hostil e egoísta que interfere nas relações humanas normais no ambiente de trabalho.
- Arbitrariedade: Gerentes e líderes que delegam ações e funções arbitrariamente levam à desmotivação dos funcionários. Isso significa baixo comprometimento com a empresa e perda de talentos a longo prazo.
Estratégias para promover as relações humanas no local de trabalho
Para minimizar as dificuldades inerentes a qualquer cenário, a área de RH da empresa pode utilizar estratégias para desenvolver o relacionamento interpessoal de seus colaboradores, tais como:
1 – Aumento da inteligência emocional
Inteligência emocional, em termos gerais, é a capacidade de identificar e controlar suas próprias emoções e as emoções dos outros. É uma das competências fundamentais para qualquer relacionamento humano, não apenas no local de trabalho.
No entanto, desenvolver essa habilidade nos funcionários é uma forma de contribuir para um bom ambiente de trabalho. As empresas podem promover o desenvolvimento da inteligência emocional em seus funcionários por meio de dinâmicas de grupo, feedback contínuo, mapeamento de comportamento e aconselhamento psicológico.
2 – criando uma cultura de feedback
Crie oportunidades onde um funcionário possa avaliar a equipe e os gestores, bem como se auto avaliar e receber feedback sobre seu trabalho. É importante que você identifique e compreenda os diferentes tipos de comportamento de seus colegas. Portanto, também cria uma oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento das relações humanas.
3 – Aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional
Essas pesquisas são importantes porque as percepções dos funcionários sobre a empresa, o trabalho e os colegas revelam os aspectos positivos e negativos do ambiente de trabalho. Assim, corrigindo erros e promovendo o sucesso. No entanto, para que esse método seja eficaz, você deve conduzir pesquisas regularmente.
4 – Promoção da gestão do comportamento
A gestão do comportamento é uma forma de trabalhar com a gestão de pessoas, definindo o comportamento dos funcionários. Assim, o perfil de cada colaborador é visualizado com a identificação de seus pontos fortes e fracos. Em última análise, isso contribui para um melhor design da equipe de gerenciamento, maior satisfação e um ambiente de trabalho mais agradável.
5 – Agendamento de reuniões
Por exemplo, isso pode incluir happy hours, feriados e festas de fim de ano. Esses compromissos também proporcionam aos colaboradores boas oportunidades de comunicação fora do ambiente de trabalho, promovendo relacionamentos mais próximos e saudáveis no dia a dia.