Você pode pensar que seu produto já está indo bem no mercado doméstico e, portanto, não há necessidade de expandir para novos mercados. No entanto, com a crescente abertura das economias de vários lugares no mundo para bens e serviços produzidos no exterior, a concorrência no mercado interno continuará a aumentar e a sobrevivência poderá muito bem depender da capacidade de competir tanto no mercado interno quanto no internacional. Nesse sentido, apesar dos desafios e riscos associados à exportação, também oferece inúmeros benefícios que provavelmente não serão alcançados ao permanecer domiciliado no mercado local.
Benefícios da exportação:
• Maior competitividade: a exportação pode permitir que você obtenha exposição a novas idéias, práticas de gerenciamento, técnicas de marketing e maneiras de competir, o que pode ajudá-lo a posicionar melhor seus negócios nos mercados do exterior para aumentar a competitividade.
• Vendas aumentadas: exportar é uma maneira de aumentar seu potencial de vendas. A exportação permite que uma empresa expanda seu mercado além do escopo de um mercado nacional limitado e cada vez mais saturado. Por exemplo, um produtor em Trinidad e Tobago tem acesso a um mercado de pouco mais de 1,5 milhão de pessoas. No entanto, exportar para o Brasil, por exemplo, expande o mercado potencial desse produtor para mais de 200 milhões de pessoas. Com um mercado expandido, a exportação pode abrir o caminho para o aumento de vendas e expansão.
• Lucros mais altos: nenhuma empresa exportaria a menos que pretendesse lucrar. De um modo geral, é provável que clientes internacionais em mercados maiores façam pedidos muito maiores do que um comprador local. Alguns produtos raros (como certos alimentos especiais) também podem exigir um preço mais alto em um mercado externo, particularmente em um mercado em que o consumidor é relativamente rico e disposto a pagar um preço premium por um produto premium. Todos esses fatores podem afetar positivamente as margens de lucro de uma empresa.
• Custos mais baixos: Ao expandir internacionalmente além do mercado doméstico, as vendas aumentarão e, portanto, os níveis de produção também aumentarão. À medida que os níveis de produção aumentam, os custos por produto geralmente são reduzidos, dependendo do processo de fabricação. Fornecedores especializados em alimentos e bebidas precisam avaliar cuidadosamente o processo de produção quando os níveis aumentam para garantir que a qualidade não seja comprometida.
• Vulnerabilidade reduzida: Quando você exporta, sua empresa não depende mais apenas das vendas no mercado local. Portanto, se as condições econômicas se tornarem desfavoráveis no mercado interno, o impacto em suas operações poderá não ser tão grande se você puder expandir seus negócios para mercados estrangeiros. Também é aconselhável que você não fique dependente de um único mercado de exportação, pois isso também pode torná-lo muito vulnerável às flutuações nesse mercado.
• Estendendo o ciclo de vida do produto: no mercado doméstico, seu produto pode estar chegando ao fim de seu ciclo de vida. Nesse caso, encontrar um mercado de exportação seria ideal para prolongar o ciclo de vida do produto.
Desafios associados à exportação:
• Concorrência: os concorrentes normalmente não podem ser evitados nos mercados de exportação. O mundo é global e para se manter competitivo, os fornecedores de alimentos e bebidas especiais precisam entender suas vantagens competitivas para permanecer à frente da concorrência e ter sucesso no exterior.
• Custos extras: Desenvolver um mercado de exportação leva tempo. Também pode ser caro desenvolver novos materiais promocionais / de marketing, desenvolver novas embalagens e designar novos funcionários para viajar e realizar outras tarefas administrativas e operacionais. Isso pode colocar uma pressão severa nos recursos financeiros das empresas, especialmente as menores.
• Modificação do produto: para atender aos requisitos de segurança e proteção no mercado de exportação, seu produto pode precisar ser modificado. Algumas empresas podem não ter o conhecimento técnico referente a essas modificações e podem ter que incorrer nos custos associados à contratação de um especialista. Ter que modificar seu produto para o mercado de exportação também pode esticar os recursos humanos e outros recursos operacionais da empresa.
• Pagamento: Além do risco de não pagamento, os processos complicados envolvidos na cobrança de pagamentos usando os vários métodos (consignação, carta de crédito etc.) podem consumir muito tempo. As empresas com fluxo de caixa limitado, portanto, precisam entender completamente as armadilhas financeiras associadas à exportação.
• Riscos financeiros: restrições econômicas ou governamentais no mercado de exportação podem impactar negativamente seus negócios. As flutuações da taxa de câmbio também podem ser problemáticas.
• Riscos de transporte: ao exportar seu produto, há o risco de dano, perda ou roubo.
• Compromisso: Sem um alto nível de comprometimento, é altamente improvável que seu empreendimento de exportação tenha sucesso a longo prazo. Manter uma presença sustentada no mercado de exportação requer tempo, vontade e recursos substanciais. Também pode levar meses ou até anos até que sua decisão de exportar comece a colher dividendos. Todas essas são questões que o potencial exportador deve ter em mente.
• Diferenças culturais: o idioma, as práticas comerciais e outros costumes no mercado de exportação podem ser diferentes do seu próprio mercado interno. Para obter maior sucesso no mercado de exportação, você precisa se familiarizar com a situação cultural do seu mercado de exportação e ajustar sua abordagem para se adequar, se necessário.
• Informações de mercado: Encontrar informações em alguns mercados pode ser extremamente difícil. A falta de informações significaria que você não possui informações suficientes sobre seus concorrentes e as tendências relacionadas ao seu produto específico e produtos similares. Isso pode afetar negativamente sua capacidade de se sair bem no mercado-alvo.