Um dos assuntos mais comentados em todo o mundo, é sobre a imigração, e quais vantagens e desvantagens ela traz, tanto para os migrantes, quanto para os países de origem e destino deles.
Tendo isso em mente, decidimos vir falar um pouco sobre a imigração, que mesmo sendo um dos assuntos em alta no mundo, ainda existem milhares de pessoas que desconhecem sobre o mesmo, além de falarmos um pouco sobre como a imigração pode afetar a economia do país.
O que é um imigrante?
Um imigrante, de maneira bem direta e resumida, é aquele indivíduo que entra em um país com o principal objetivo de começar a viver nele. Estas pessoas podem ter diversos motivos para terem recorrido à imigração.
Infelizmente, grande parte destes motivos acabam sendo bem preocupantes, como por exemplo: guerras, perseguições culturais, políticas ou culturais e desastres ambientais.
Entretanto, não existem somente os motivos ruins, podendo ser citado: oportunidade de trabalho ou estudo e busca por melhores qualidades de vida.
Como a imigração afeta a economia?
Agora, como foi citado mais acima, você verá um pouco mais sobre como a imigração pode afetar a economia do país destino, tanto positivamente, quanto negativamente.
Vantagem para as empresas
As empresas são um grande exemplo das fontes de economia do país em que a imigração acontece que acabam sendo afetadas, e logo abaixo você conseguirá observar as vantagens da imigração para a mesma.
“Sangue Novo”
Primeiramente devemos citar sobre o termo bem conhecido “Sangue Novo”, que diz respeito às pessoas que não tem conhecimento ou experiência na área em que são contratadas.
Entretanto, isso acaba sendo um ponto positivo, tendo em vista que os sangues novos acabam tendo mais vontade e determinação para aprender, e assim entregar o melhor resultado possível.
Mão-de-obra barata
Também podemos citar sobre a mão-de-obra barata, tendo em vista que os imigrantes ainda estão com a economia bem afetada quando chegam no país, fazendo com que eles aceitem qualquer proposta oferecida.
Produtividade
Como os imigrantes acabam se tornando “sangues novos”, sem experiência e com um baixo custo, e mesmo assim entregam uma grande força de vontade de trabalhar, acabam aumentando a produtividade da empresa em que estão.
Competitividade
Felizmente, essa grande força de vontade e dedicação que os imigrantes entregam a empresa, refletem diretamente nos outros funcionários, que não querem ficar para trás, para assim, manterem o seu emprego, aumentando a competitividade da empresa no geral, e juntamente a ela, a produtividade.
Desvantagens para as empresas
Agora que você já viu sobre as vantagens que a imigração pode trazer para as empresas, está na hora de você descobrir sobre as desvantagens.
Concorrência desleal
Por conta do grande desespero em conseguir se estruturar dentro do país de forma rápida, os imigrantes acabam aceitando qualquer proposta de trabalho que lhe apareça, entretanto, caso ele se destaque e outra empresa concorrente ofereça uma vaga melhor e mais beneficiente à ele, é certo que ele irá aceitar.
Falta de capacitação profissional
A falta de capacitação profissional, ao mesmo tempo que é um ponto positivo dentro do termo de “sangue novo”, também acaba se tornando um problema algumas vezes, tendo em vista que o imigrante não terá muitas capacitações ou conhecimentos sobre a área que ele irá atuar na empresa.
Vantagens para a sociedade
Com isso, pode ser afirmado que você já sabe de todas as características que os imigrantes acabam trazendo para as empresas e suas economias, agora, está na hora de você aprender um pouco sobre como a imigração pode afetar a sociedade, começando pelas vantagens da mesma.
Capitais externos
Os capitais externos são uma das vantagens que a imigração pode trazer para o país e sociedade, tendo em vista que alguns imigrantes chegam ao país com uma boa quantia de capital de origem ao seu país, onde precisarão trocar pela moeda nacional.
Este ato, que muitas pessoas não sabem, acabam de certa forma valorizando a moeda nacional em relação ao mundo.
Novas tecnologias ou processos
Novas tecnologias, conhecimentos ou processos também são fatos que devem ser citados como vantagem da imigração, tendo em vista que alguns imigrantes podem trazer certos conhecimentos ou tecnologias que ajudaram ao avanço das mesmas no país.
Desvantagens para a sociedade
Agora, para finalizar e você saber de tudo sobre como a imigração pode afetar a economia, você verá sobre as desvantagens da mesma para a sociedade.
Conflito de percepções
Como os imigrantes nasceram e cresceram em outras culturas e realidades, é certo de afirmar que diversas vezes haverá um conflito de percepções entre os imigrantes com as pessoas nativas do país, podendo ocasionar grandes problemas.
Maior concorrência no mercado de trabalho
Do mesmo jeito que a imigração acaba favorecendo as empresas, ela acaba desfavorecendo a sociedade em relação a elas, por conta de que, diversas vagas acabam sendo direcionadas para os imigrantes, fazendo com que tenha uma redução nas vagas para todo mundo, e assim, acaba aumentando a concorrência no mercado de trabalho.