Tem interesse em investir em energia solar? Se sim, com as informações contidas nesse conteúdo, suas dúvidas em relação a esse planejamento serão respondidas, deixando mais clara a sua tomada de decisão para realizar tal ação. Portanto, fique atento às próximas linhas.
O que é energia solar e por que investir?
A energia solar é a energia emitida pela luz e calor do Sol. Por ser uma fonte renovável e sustentável, a energia proveniente do Sol pode ser aproveitada utilizando diferentes tecnologias, como usinas heliotérmicas e painéis fotovoltaicos.
No processo heliotérmico, a energia térmica surge da conversão da radiação solar e, depois, essa energia é transformada em energia elétrica. Porém, no processo fotovoltaico, a radiação é convertida diretamente em energia elétrica.
Além disso, a energia solar possui diversos benefícios, dentre eles destaca-se a sustentabilidade.
Por ser uma energia limpa, ou seja, não emite poluentes, a luz solar é uma ótima alternativa para a fabricação de energia. Ela, por si só, é gratuita, pois o sol a transmite. E, também, uma energia renovável, pois utiliza a mesma fonte para ganhar energia.
Então, a energia solar é considerada inesgotável do ponto de vista do ser humano. Tendo um grande potencial quando comparado a outras fontes de energia.
Contudo, surge a dúvida: quais são as tecnologias de energia solar mais utilizadas? Para saber mais, acompanhe o conteúdo.
Tecnologias de Energia Solar
A energia solar é uma fonte extremamente rica e sustentável. Para coletar essa energia são utilizadas algumas tecnologias: a fotovoltaica, a heliotérmica e a solar térmica. Veja a seguir:
- Energia Solar Fotovoltaica
Para se obter este tipo de energia são utilizados materiais semicondutores, como o silício cristalino. Esses materiais são responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica.
Atualmente, diversas residências e indústrias espalhadas pelo mundo usam esse método para gerar energia.
- Energia Solar Heliotérmica
Neste processo utiliza-se o calor transmitido pela luz solar para conversão em energia elétrica. Normalmente, usa-se concentradores que focam a energia em um ponto específico. Com isso, o líquido contido dentro do ponto gera vapor para ativar a turbina elétrica presente no sistema heliotérmico.
- Energia Solar Térmica
Além dos processos Heliotérmico e Fotovoltaica existe a energia solar térmica. Essa forma de obtenção de energia consiste em instalações de equipamentos capazes de realizar a captação e transferência de calor para um meio líquido. Assim, gerando energia elétrica.
Portanto, esse método se torna muito comum em residências e indústrias.
Razões para investir em energia solar
Sustentabilidade
Sendo um processo que não emite poluentes, a energia solar é um método sustentável de se produzir energia elétrica. Além disso, seu processo de instalação e utilização não agridem o meio ambiente.
Portanto, a energia proveniente da luz e do calor do Sol é uma ótima alternativa para gerar eletricidade sem poluir o planeta.
Retorno rápido
Nos últimos, com o crescente aumento do preço de energia elétrica, alternativas para economizar dinheiro são necessárias. No entanto, muitos optam por economizar energia, através da mudança de hábitos.
Mas, instalar sistema de energia solar garante um retorno rápido. Pois, após a inserir o sistema em sua propriedade, os altos valores de energia elétrica serão bastantes reduzidos.
Tarifas de eletricidade
Analisar a tarifa é a melhor forma de verificar o retorno do investimento feito com o sistema de energia solar. Então, quando há um aumento na energia elétrica tradicional, a economia gerada pela produção de energia solar elétrica será maior.
Portanto, deixar de utilizar a energia proveniente de companhias elétricas é uma ótima alternativa para economizar dinheiro. Com um bom cálculo e do planejamento é possível reduzir os custos a zero, em relação a eletricidade.
Mercado financeiro
É possível comparar as instalações de energia solar elétrica em residências com o mercado financeiro. Isso se deve, pois, utilizar meios para produção de energia solar é um investimento a longo prazo.
Em paralelo ao mundo empresarial, as ideias e planejamentos com o objetivo de lucrar futuramente fazem parte desse meio. Sendo assim, cria-se uma relação entre o mercado financeiro e o investimento para a produção de energia solar elétrica.
Sendo assim, antes de instalar, deve-se analisar os riscos e os futuros benefícios que a luz proveniente do sol pode trazer para a sua vida.
Grande duração
Mesmo sendo um sistema simples e rápido de se instalar, os painéis solares apresentam uma durabilidade de aproximadamente 24 anos. Tal fato, se relaciona bastante ao termo “investimento a longo prazo”.
Então, a exposição a diversas variações climáticas, não é uma grande problemática. Pois, a manutenção desses equipamentos é fácil e a sua durabilidade é alta.
Gera energia solar em dias nublados e chuvosos
Não se preocupe, os painéis de energia solar funcionam em dias nublados e chuvosos. Pois, a energia do sol transmitida para os painéis é proveniente dos raios violetas e não do calor.
Sendo assim, é possível gerar energia sem a presença de um dia ensolarado. No entanto, a energia será recebida de forma reduzida quando comparada a um dia ensolarado.
Dessa forma, o planejamento e a organização ganham força. A necessidade de estimar e saber o nível de insolação na região precisa acontecer, assim a possibilidade de ter pouca energia na residência será reduzida.