Avançar para o conteúdo

Análise de energia elétrica é a ferramenta mais importante para identificar falhas: entenda!

  • por
Analista de energia elétrica

Distúrbios na qualidade da energia elétrica causam enormes prejuízos às empresas e indústrias. Ainda pode causar alguns danos em máquinas, componentes elétricos e até mesmo acidentes que colocam a vida das pessoas em risco. 

Para evitar essas situações, hoje em dia a ferramenta mais importante e confiável para a identificação de falhas nestes componentes é a análise de energia elétrica. 

As inúmeras possíveis falhas nesses equipamentos impossibilitam que a linha de produção do empreendimento mantenha-se atuando com sua máxima eficiência.

Isso é: aumenta o consumo de energia e, consequentemente, os gastos. Por consequência, ainda diminui a produtividade das equipes.

Desta forma, fica evidente que a análise de energia elétrica – um estudo confiável para garantir boas condições de uso às instalações – é uma parte essencial para o  funcionamento de toda uma organização.

Assim, as empresas conseguem gerenciar seu abastecimento de eletricidade para suprir toda a rede e permanecer funcionando perfeitamente – sem paralisações inesperadas, gargalos na produção, prejuízos financeiros e acidentes ainda mais graves. 

Devido à importância desse procedimento para os empreendimentos, preparamos este conteúdo com todas as informações necessárias para entender como as análises de energia elétrica funcionam.

Saiba como fazê-las para evitar tantos transtornos citados acima. Acompanhe para saber mais!

O que é análise de energia elétrica

A eletricidade é uma grande aliada em quase todas as atividades de diferentes ramos (especialmente industrial e comercial). Todos os serviços realizados nas empresas e indústrias dependem, em maior ou menor grau, do consumo de energia elétrica.

Seja para a transmissão para comunicação, envio de dados, acionamento de equipamentos, quadros de luz, funcionamento de máquinas, entre tantas outras atividades.

A medição e análise de energia elétrica permite observar as condições de funcionamento dos mais diversos tipos de equipamentos que fornece, distribui e alimenta os outros componentes com eletricidade.

Esse estudo serve para diagnosticar problemas nessas instalações que podem interferir no consumo de eletricidade e, consequentemente, na produção da indústria – além de acarretar possíveis acidentes.

Como a análise de energia é feita?

As instalações elétricas devem ser acompanhadas de forma preventiva e preditiva.

O primeiro passo da análise de energia se dá pela inspeção técnica do ambiente, processo que verifica o local, componentes e todas as condições de operação da empresa.

A análise contempla diversas áreas, como a comunicação digital, máquinas elétricas, geradores, hidráulicas, sistemas de iluminação, quadros de energia, pneumática, proteção contra sobretensão, transformadores e todos os outros componentes elétricos.

Com isso é possível identificar os parâmetros técnicos que devem ser analisados, que são: tensão de serviço por fase, valor máximo da tensão e distorção harmônica em tensão por fase.

Além do desbalanceamento de tensão, correntes de serviço por fase, valor máximo da corrente, distorção harmônica em corrente por fase, desbalanceamento das correntes, potência ativa por fase e potência ativa total. 

Ainda pode identificar questões da potência aparente por fase e total, fator de potência trifásico, por fase e frequência. A análise de energia, então, faz a medição, cálculo de todas as soluções relacionadas à eletricidade.

Quando for finalizado, os profissionais responsáveis por essa atividade fazem a elaboração do laudo de análise de energia elétrica de acordo com as normas técnicas e especificações dos órgãos responsáveis (como a ABNT e o laudo NBR 10).

Neste laudo estão descritas as anormalidades nos níveis de tensão e corrente elétrica, ou qualquer outro distúrbio que prejudique o funcionamento de equipamentos e instalações, se houver.

Também existem medidas que devem ser adotadas para solucionar estes problemas. 

Por isso, é um documento estritamente necessário para garantir a segurança e bom funcionamento das instalações elétricas da organização.

Como obter o laudo de energia elétrica

Como vimos, é um serviço de grande importância e responsabilidade. Desta forma, é preciso contar com apoio profissional para a realização de análises de energia elétrica e obter o laudo desejado. 

Para analisar todos os componentes, é necessário ter os equipamentos adequados (certificados pela ANEEL) das melhores marcas do mercado para ter resultados precisos, confiáveis e seguros. 

Com o laudo em mãos, as manutenções devem ser feitas por profissionais também capacitados, dado que manusear elementos que utilizam energia pode acarretar alguns riscos quando isso não é feito da forma correta. 

O ideal é procurar empresas especializadas em análises de energia elétrica – desde que seja de confiança e com boas referências, de preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *