Quer um site otimizado para SEO? Aqui neste artigo você vai encontrar algumas dicas simples, mas efetivas, que farão com que você mude seu ranqueamento no Google.
Existem inúmeras estratégias que podem ser adotadas para melhorar a otimização do seu site, no entanto, é necessário entender o que está fazendo com que seu site não esteja otimizado.
Confira a seguir 09 dicas para otimizar o seu site!
Como tornar o site otimizado para SEO?
Na Internet, existe muito conteúdo disponível sobre otimização de sites, mas não são conteúdos resumidos e de fácil entendimento.
Por isso, preparamos um guia especial com dicas simples para que você consiga otimizar o seu site.
1. Estruture seu conteúdo
Cada página do seu site deve ter uma estrutura adequada para que o Google consiga compreendê-la:
- Título (H1)
- Subtítulo (H2, H3, H4)
- Bullets Point (Marcadores, como este que estamos usando neste trecho)
- Tags
- Texto alternativo
- Meta descrição
Essa estrutura, quando realizada corretamente, permite que o algoritmo faça uma leitura completa do seu conteúdo, e com isso, melhorando o seu posicionamento.
2. Segmente as palavras-chave adequadas
Para a otimização do SEO, é importante colocar as palavras-chave adequadas em seu conteúdo.
Isso permanece sendo um critério fundamental para obtenção maior do tráfego direcionado, conhecido como tráfego orgânico.
Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para buscar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo e para seu site:
- https://insight.yooda.com/
- https://www.semrush.com/
- https://ubersuggest.io/
- http://keywordshitterpro.com/
As palavras-chave precisam ser relevantes, para serem efetivas. A relevância está relacionado com o número de pesquisas relacionadas daquele termo ao longo de uma semana ou de um mês.
3. Otimize o conteúdo do seu site
Nas últimas instâncias, novos algoritmos como RankBrain mostraram claramente as alterações realizadas pelo Google.
Onde não basta apenas o uso de palavras-chave relevantes, elas precisam ter sentido com todo o conteúdo escrito.
E o conteúdo precisa ter qualidade, sem plágios, sem erros de português e a concordância correta.
4. Utilize links internos e externos
A malha interna do seu site consiste em fazer links (internos) entre os seus conteúdos de modo a promover fortalecimento da popularidade no Google.
Por conseguinte, visa a otimização do referenciamento do domínio. Você também pode utilizar outra técnica, que é explorar o uso de links externos (backlinks), para que seja possível aumentar o tráfego do seu site.
Para muitos, isso pode não ser natural, mas é importante otimizar seu SEO. Não tenha medo de fazer links externos para artigos confiáveis em seu campo. É bom para seu SEO e seus leitores.
5. Otimize a velocidade
Você sabia que 4 em cada 10 visitantes deixam o seu site antes mesmo de visualizá-lo? Isso acontece caso o tempo de espera na resposta seja maior do que 03 segundos.
Sem falar que o Google também considera esse fator e que um site muito lento terá grande dificuldade de obter posicionamento.
Para testar a velocidade do seu site, use estas ferramentas gratuitas:
- https://tools.pingdom.com/
- https://developers.google.com/speed/pagespeed/
Com a concorrência cada vez maior, é importante se atentar à velocidade, pois um cliente que visitou e desistiu do acesso, raramente te dará uma segunda oportunidade.
6. Adicione botões de interação com as redes sociais
Mesmo que os compartilhamentos nas redes sociais não tenham um impacto direto no seu posicionamento, eles são bons para o google!
E, de qualquer forma, é uma fonte de tráfego adicional que não deve ser esquecida! Por isso, incentive o compartilhamento nas redes sociais
7. Otimize seus URLs
Os urls precisam ser curtos, descritivos e objetivos. Desta forma, os links recebidos nos seus urls terão uma compreensão melhor pelo google e principalmente, pelos seus visitantes.
8. Site multimídia (responsivo)
Grande parte do tráfego da internet, neste momento, percorre de dispositivos móveis.
Este é o motivo pelo qual o Google está considerando o fator, cada vez mais, em seus algoritmos.
Por isso, é necessário verificar a compatibilidade do seu site com a ferramenta disponibilizada pelo próprio Google: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=fr;
E para ir mais longe, você também pode transformá-lo para o formato AMP. Este é um novo formato proposto pelo Google que pode melhorar e muito a velocidade de carregamento das páginas nos smartphones.
Por que otimizar seu site para SEO?
A otimização de SEO das páginas do seu site é essencial, se você está buscando por resultados mais competitivos para o seu negócio. As estratégias devem ser praticadas e testadas constantemente.
Para nós que criamos site, essa é uma prioridade. Nosso principal intuito é oferecer dicas gerais para que você consiga melhorar o posicionamento do seu site!
A otimização do seu site para SEO permite que você conquiste um público maior, já que terá um alcance muito maior, além de aumentar o tráfego orgânico (obtido através de navegação espontânea por parte do usuário).
Permitindo que você tenha mais oportunidades de promover a sua empresa, os serviços e/ou produtos, aumentando as chances de conversão de vendas e fidelização de clientes.